1 de dezembro de 2014

BOLACHAS NATALÍCIAS - "Dia Um... Na Cozinha"






Agora que o frio está definitivamente connosco, sabe muitíssimo bem confeccionar bolos, bolinhos e bolachas, com a ajuda do forno de onde emana um aroma especial e delicioso.

E quem é que não gosta de bolachas ? 
Para trincar entre refeições, para entreter enquanto se vê um filme, para enganar o estomago até chegar o prato principal, as bolachas são amigas fiéis e saciantes quando desejamos algo docinho !

Esta não é uma receita daqui ou dali, mas antes uma receita que surge na necessidade que eu tinha de gastar alguns ingredientes que já tinha na minha dispensa há um tempo e que estavam já a chegar quase ao final da sua validade.

Assim, andei a espreitar para ter uma idéia de quantidades e acabei por tentar fazer estas bolachinhas aromáticas, deliciosas e rústicas ! A decoração não ficou muito elaborada mas foi o que se pôde arranjar tendo em conta a pouca disposição que me tem assolado para cozinhar.

Seja como for, ficaram muito boas e bem amigas da nossa saúde, apenas a manteiga "destoa" (eu sei) no quadro saudável, mas de resto são para comer quase sem culpa.
Claro que a manteiga pode ser substituída por outra coisa, mas a verdade é que por aqui não se abdica dela.





A 19ª edição do "Dia Um... Na Cozinha" pede Bolachas Doces para o nosso Natal que está a entrar este mês, pelo que deixo aqui as minhas Estrelas de Natal como sugestão ! :)







Ingredientes:


  • 80 gr. de farinha espelta
  • 40 gr. de farinha de amêndoa (amêndoa moída)
  • 60 gr. de farinha integral
  • 50 gr. de manteiga amolecida
  • 80 gr. de maple syrup ( ou mel ou caramelo liquido )
  • 1 colher de café de canela
  • 1 pitada de sal
  • bolinhas prateadas para decoração







Preparação:


Misture os ingredientes secos numa tigela.
Adicione a manteiga e mexa bem.
Junte o maple syrup e envolva.
A massa estará pronta quando se descolar das mãos.
Se vir que está muito húmida, junte um pouco mais de farinha espelta ou integral, caso esteja muito seca, adicione um pouquinho de leite.





Envolva a massa em papel aderente e leve ao frigorífico por cerca de 30/45 minutos.
Estique-a com o rolo da massa (eu estiquei-a entre duas folhas de papel aderente) e corte-a no formato desejado.

Decore a seu gosto.







Bom Apetite !








41 comentários:

  1. Amiga,
    eu adorei as tuas bolachinhas, no meio de tantos ingredientes saudáveis a manteiga fica perdoada pelo bem que sabe :) e depois quem come bolachinhas natalícias não se preocupa com isso :) eu pelo menos não :)
    As estrelinhas brilham e apetecem comer, perfeitas na sua simplicidade e na mistura fantástica de sabores que tão sabiamente soubeste conjugar.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Olá :).....
    Aspecto delicioso, apetitoso, guloso e estrondoso ! Adorei!
    Beijocas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Isabel,
    Ficaram lindas estas bolachinhas! E, apesar da manteiga, parecem-me bastante mais saudáveis do que é costume nos doces desta quadra festiva.
    Beijinhos,

    http://cookit-simple.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Lindas, lindas Isabel e como devem ser deliciosas. Obrigada por mais esta doce partilha num desfile todo ele maravilhoso

    beijinho e doce semana!

    ResponderEliminar
  5. Oi amiga!
    Teus biscoitos ficaram sensacionais. Como tudo que vc faz né amiga?
    Bjsssssssss e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  6. Olá Isabel ;) eu optei por umas sem manteiga mas há lá bolachas boas sem a dita manteiga? As tuas estão fofas, mesmo boas para celebrar a entrada no Advento :)
    Beijinhos, minha querida.

    ResponderEliminar
  7. Isabel,

    Adorei os ingredientes usados nestas bolachinhas bem saudáveis :) Simples de preparar e ideais para oferecer. Já guardei a receita.

    Beijinho

    Ana Matos

    ResponderEliminar
  8. Querida Isabel: também não abdico da manteiga nas bolachinhas. Penso que lhes dão um sabor bem especial e depois uma vez por outra não faz mal, não é? Ficaram mesmo bonitas e "rústicas" como lhes chamas , são da maneira que mais aprecio.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. wuau wuau mas que bonitas ja cheira a Natal gostei mt da tua decor mt bonita parabens bjs

    ResponderEliminar
  10. Umas bolachas mais saudáveis e imagino que bem apetitosas
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Olá minha querida Isabel!
    Adorei as tuas bolachinhas rústicas! São umas estrelinhas lindas que eu adoraria provar.
    um grande beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
  12. Ficaram lindas e de certeza bem saborosas! Adorava trincar agora umas bolachinhas rústicas como essas ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Querida amiga
    O frio também chegou definitivamente por aqui!
    Adorei essas bolachas e com esses ingredientes só podem ter ficado deliciosas!
    Te desejo um ótimo dia.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Isabel,
    Lindas bolachinhas, muito apetitosas perfeitas para acompanhar um cafezinho.
    Boa semana, beijos,
    Vânia

    ResponderEliminar
  15. Bom dia querida Isabelinha, que lindas suas bolachas, a manteiga é essencial para que se resulte bolachas saborosas e não abro mão dela. A apresentação como sempre está um primor. O sabor certamente delicioso. Bolachas são algo que não fica muito tempo nas latas aqui em casa. Voam rapidinho hehe. Isabelinha quero deixar aqui meu agradecimento pelo convite que me fez para participar do Dia Um Na Cozinha. Com esse projeto aprendi muitas coisas, para mim, além da alegria por ter participado foi mais um aprendizado. Muito obrigada por ter me dado essa oportunidade. E que ano que vem, espero sinceramente que esse projeto continue firme e cada vez mais sólido. Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Isabel minha querida, bom dia!
    Por aqui não é época de frio mas deu uma esfriadinha com os dias de chuva, todos
    por aqui tiraram os casacos do armário, rsrs.
    As tuas bolachinhas estão perfeitas, além de lindas são irresistíveis!

    Um grande beijo no seu ♥
    Andréa

    ResponderEliminar
  17. Que lindas bolachinhas, as caseiras são sempre as melhores

    ResponderEliminar
  18. Que bela sugestão! Estão verdadeiramente irresistíveis! :)
    Têm um ar super delicioso!
    Beijinhos
    http://cozinha100maneiras.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito dos ingredientes destas bolachinhas, e ficaram tão bonitas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Hummmmmm
    Vim pelo cheirinho srr
    Que delícia minha linda.. foi como disse hoje no cantinho da Márcia... biscoitos natalinos me trazem recordações boas.. de um tempo lindo que ficou na saudade..
    Família reunida... parentes distantes.. criançada correndo.. mesas fartas e claro, os deliciosos biscoitos..
    Adorei a dica, e fiquei aqui imaginando sabor.. imagino o cheirinho exalando pela cozinha, perfume de canela..
    Bora parar né? Pq estou morrendo de vontade de experimentar unzinho srrs

    Beijinhos minha linda..

    ResponderEliminar
  21. Simples, airosas e com ingredientes que combinam lindamente! Adorei as tuas irresistíveis bolachinhas e forma como as fotografaste.
    A manteiga não destoa de modo algum, minha querida amiga, sabe tão bem!
    Um beijo grande e continuação de boa semana*

    ResponderEliminar
  22. Bom dia, Isabel!
    Adorei estas bolachinhas e os ingredientes que usaste! Comprei no outro dia farinha de espelta apela primeira vez e tenho andado em experiências... acho que estas bolachinhas são fortes candidatas a ser experimentadas!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  23. Que lindas e boas para trincar!!!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  24. Olá querida Isabel! Primeiramente, quero te agradecer pelas lindas palavras que deixou no coment que encheram meu coração de de alegria! Muito obrigada! E tenho dito: fazer parte do grupo Dia Um é uma honra pra mim pelo tanto que se aprende, sem falar na interação que estreita ainda mais os laços de amizade! Um ano já se passou desde que entrei para o grupo, não consegui participar de tds as edições, mas hoje vejo o quanto eu aprendi e aprendo preparando cada receita, vejo o quanto eu cresci interagindo e vendo as receitas apresentadas pelos membros do grupo, é muito enriquecedor! Por isso só tenho que agradecer e agradecer!
    E o que dizer das suas bolachas? Simplesmente divinas! A amêndoa foi o primeiro ingrediente que pensei qdo fui preparar as minhas, mas acabei optando pelo gengibre no final! Mas ainda estou com o pensamento nas amêndoas, rs. A apresentação ficou linda, um luxo! Adorei as bolinhas pratas espalhadas. Parabéns, muito original e criativo!
    Bjs e obrigada uma vez mais! =)

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderEliminar
  25. Lindas estrelinhas, claro que comia algumas, ahah produtos no fim de validade faz-me lembrar boas histórias nossas em que quando nos reuníamos descobríamos os aperitivos estavam a passar de validade! Agora aproveitas para fazer estas bolachas que devem estar deliciosas como sempre, pois eu sou sempre a felizarda de provar as tuas iguarias!
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Que lindas ficaram, querida Isabel! Um grande, grande beijo!

    ResponderEliminar
  27. Lindas estrelinhas, e que boa opção destes aos produtos quase em fim de linha. Devem ter ficado muito boas a julgar pelos ingredientes utilizados.
    Quanto a decorações, no contexto geral, até ficaram muito bem, qualquer outra decoração que acrescentasses, não as deixaria mais brilhantes.
    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  28. Olá,
    Que lindas que ficaram, gostei muito da receita vou levar comigo, as fotos estão lindas.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  29. Além de lindas, bastante saudáveis, é uma receita a experimentar cá em casa! Só uma dúvida, arranja-se com facilidade o "maple sirup"? obrigada :)

    ResponderEliminar
  30. Minha querida Isabel.
    Adorei as bolachinhas!
    Adorei os ingredientes,farinha de espelta e farinha integral parece-me lindamente!
    Amêndoa e canela!
    Aiii.. já lhes sinto o sabor :) ou melhor, imagino! Para sentir tenho mesmo que as fazer :)
    Estão lindas querida e imagino que sejam uma verdadeira delicia :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  31. Olá querida Isabel!
    Primeiro, obrigada pela tua visitinha ao meu cantinho ;) Depois devo dizer-te que as tuas estrelinhas ficaram lindas e apetecíveis. Feitas com tanto carinho, só podem estar deliciosas. :)
    Beijinhos e tudo de bom :)
    Margarida

    ResponderEliminar
  32. Ola minha querida Isabelinha

    Tardei a chegar, mas tenho andado a comentar aos poucos, mas tento nao falhar!!

    Amiga as tuas bolachas ficaram com aspeto magnifico e com tantos ingredientes saudaveis, a manteiga é um mal menor, deixa lá comemos umas bolachinhas e depois vamos fazer uma caminhada no parque das nações que me dizes? Gostei da ideia da farinha de espelta, sem dfuvida a experimentar CA por casa!!!

    Beijocas

    Magy

    ResponderEliminar
  33. Olá, querida Isabel! :)
    Que sugestão tão boa! Adorei o aspecto dessas bolachinhas! E agora apetecia-me umas quantas)))
    As fotos são tão lindas!!!
    Bom fim de semana para Si!
    Beijinhos** :)

    ResponderEliminar
  34. Olá minha querida amiga Isabel!!!
    Antes demais quero agradecer a visita ao meu cantinho e as palavras sempre tão simpáticas e carinhosas.
    É sempre um prazer enorme "ver-te" por lá e sinto um peso enorme na consciência, pois eu nem sempre consigo retribuir. Tomara eu ter mais tempo e poder visitar todos os cantinhos que gosto, mas são tantos e cada vez mais que se torna de todo impossível. Mas valha-nos o Facebook que ainda m«nos permite estar em contacto e saber das novidades uns dos outros.
    Quanto às tuas bolachinhas, como ousas dizer que a decoração não ficou elaborda?! Para mim está perfeita, um ambiente sóbrio, simples e muito natalício. E sempre com o requinte a que já nos habituaste. Quanto aos ingredientes não poderiam ser melhor escolhidos, e a manteiguinha está lá muito bem, sim senhor, que eu também não a dispenso, pois adoro.
    Este foi mais um desfile fantástico e que me deixa uma vez mais orgulhoso de pertencer a este grupo.
    Temos mesmo de combinar o tal cafézinho. :)
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  35. Adorei , estao perfeitas e promenores da decoracao tambem , Parabens !!!

    ResponderEliminar
  36. Simples e com uma combinação de sabores que tenho a certeza que é um verdadeiro sucesso Isabel :) E as fotos estão lindíssimas, parabéns :D
    Beijinhos,
    Vânia
    P.S: Temos lá a decorrer pelo blog o nosso Projeto Natal. Queremos sugestões culinárias, e não só, para partilharmos uns com os outros nesta época maravilhosa! Espero poder contar contigo :)
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/11/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    ResponderEliminar
  37. Ficaram lindas e certamente deliciosas! beijinhos
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Olá Isabel
    Tendo em conta a quantidade dos sólidos, a manteiga até não é demais ehehe por isso podes enviar umas quantas que eu aceito :-D
    Beijokas

    ResponderEliminar
  39. Nem me fale em frio amiga, pois aqui na Itália o ele também chegou com força total, tanto que ontem peguei um grande resfriado!
    Tudo que eu queria agora era um chá bem quentinho e esses teus maravilhosos biscoitos natalinos!
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderEliminar
  40. Olá Isabel!!!
    Vim para te desejar um Natal cheio de brilhos: nos olhos e nas pequenas luzes que iluminam a sua árvore! Que o seu verdadeiro significado esteja presente em cada gesto de amor e que seja repetido ao longo de toda a vida! Desejo também um 2015 de vitórias e realizações! Muita saúde, paz e VIDA!!!! Beijos!!!! =)

    ResponderEliminar
  41. Que bolachinhas deliciosas.
    Feliz Natal e beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.