22 de dezembro de 2014

COSCORÕES





Tiras de massa feita com farinha de trigo e ovos que depois se fritam e no fim se polvilham com açúcar e canela...
Estes fritos chamam-se em Portugal Coscorões e assim os conheço desde sempre ! :)

Perfumados com laranja e aguardente, uma massa macia e apetecível que se molda ao nosso jeito por entre a música de Natal que entoa pela casa enquanto os moldamos...
Assim foi num Domingo ensolarado mas frio, muito frio...

Andava há muito tempo para experimentar fazer Coscorões e aproveitei o facto de ter por cá a Mãe, para obviamente a colocar a ajudar-me... :) 
"Está mal" -  dirão vocês.  :)
Ela gosta ! Acreditem !
A minha Mãe é daquelas pessoas que têm que estar sempre a mexer, parece ter bichinhos carpinteiros ! :)
Foi muito bom fazer estes Coscorões a 4 mãos, por entre conversas e gargalhadas, por entre cusquices e muita cumplicidade ! :) 
A Mãe nunca teve muito hábito de fazer estes fritos. 
Fê-los parcas vezes.
Aponta mais para rabanadas e sonhos, mas sempre comi Coscorões noutros locais, noutras casas nas noites de Natal !







Ingredientes:


  • 2 ovos
  • 1 laranja - sumo e raspa
  • 1 c. de sopa de açúcar
  • 1 c. de chá de sal
  • 50 ml de águardente
  • 40 gr de manteiga vegetal
  • 400 gr a 500 gr de farinha de trigo Branca de Neve
  • Óleo para fritar
  • Canela e açúcar (misturados) para polvilhar






Preparação:

No copo da Bimby misturar todos os ingredientes, excepto a farinha e envolver durante 1 minuto, velocidade 4. 
Com a Bimby em funcionamento na velocidade 3, vai-se juntando a farinha até formar uma massa compacta. 
Depois, programar 3 minutos na velocidade "espiga". 
Transferir a massa para uma tigela e tapar com um pano de cozinha.
Deixar a massa "descansar" durante 1 hora sensivelmente.

Se não tiver uma Bimby ou uma MFP, terá de juntar todos os ingredientes e amassar a massa à mão até que fique elástica.

Passado o tempo de "descanso", cortar pedaços de massa e esticá-la na bancada, polvilhada com farinha, com o rolo de cozinha até ficar bem fininha. Cortar rectângulos com um corta pizza, dar 2 golpes em cada porção de massa e fritar em óleo bem quente. 
Assim que começarem a borbulhar e a ficarem dourados, virá-los para acabar a fritura. 
Transferir para um prato com papel absorvente para escorrer o óleo. 
Depois de escorridos passar para outro prato e polvilhar com canela e açúcar.

Este processo exige muita coordenação ou então trabalho em conjunto.

Ou é feito por 2 pessoas em que 1 vai esticando a massa, a outra vai fritando, ou então tem que se esticar e cortar a massa em muitas porções e só depois começar a fritar. Isto porque depois do óleo estar quente não podemos "abandoná-lo" ou corre-se o risco de o mesmo se queimar bem como aos coscorões.

Estes Coscorões estão mais do que aprovados. 
Têm pouquissima gordura nos seus elementos e ficam muito sequinhos após a fritura, razão pela qual não sobraram para contar história no dia em que foram confeccionados !
A aguardente evapora na fritura, e sente-se o toque da laranja o que os torna de facto muito ricos.







É com estes deliciosos Coscorões que vos deixo os meus votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo cheio de realizações e muita tranquilidade.

Tudo de bom para todos vocês e para as vossas familias e amigos !










Fonte: http://receitasaodesafio.blogspot.pt/2013/02/coscoroes-ja-atrasados.html





21 comentários:

  1. Olá Isabel,
    Os coscorões não são um doce típico na mesa da minha família. Mas já os fiz também um ano a 4 mãos com a minha sogra, e foi tão boa a experiência de as fazer como a de as degustar quentinhas. Boas memórias que me trazes com esta receita.
    Beijinhos e Bom Natal

    ResponderEliminar
  2. Olá querida Isabel!
    A minha mãezinha tbm qdo vem em casa não pára, parece ter bicho carpinteiro como vc disse! rsrsrs
    Por mais que eu peça pra ela ficar quietinha, não adianta, rs. Ela gosta, fica feliz e eu tbm!
    A sua receita bem me lembrou de uma aqui no Brasil conhecida por "cueca virada", rsrs, o nome é engraçado, mas é bem parecida com a sua. Bem provaria uns desses agora! Tudo de bom!
    Isabel querida, desejo a vc e toda sua família um Natal de muita paz, amor e que o Ano Novo seja repleto das bençãos de Deus! Muito obrigada pela linda companhia neste ano de 2014!
    Bjs e até breve! =)

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderEliminar
  3. Olá Isabel :)
    Gosto tanto de coscorões!!! E estes estão tão bonitos ;)
    Um feliz e santo Natal para ti e para a tua família.
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Querida Isabel
    Desejo a voce um Feliz Natal, repleto de serenidade alegria e tantas receitas boas........
    Um abraço
    Thais

    ResponderEliminar
  5. Querida Isabel: li a tua descrição com um sorriso e "reconhecimento" pela mãe que tens. É que a minha também parece ter "bichinho carpinteiro". Mais, se lhe digo que deve descansar ( já tem 83 anos e insiste em fazer o almoço de Natal sozinha para toda a família), fica magoada e pergunta-me se já não gosto da comida dela. Fazer o quê? Dou é graças a Deus por ela ser como é.
    Querida amiga: como já tive oportunidade de dizer, estas maravilhas que hoje trazes, costumam ser feitas aqui na ilha , só pelo Carnaval,mas fiquei com tanta vontade de as fazer,pois adoro estes fritos. Vou é salvar a receita e experimentá-los por aquela ocasião.
    Aproveito também para te desejar um santo e feliz Natal e que o novo ano venha carregado de boas energias e novidades.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de coscorões mas, lá em casa é a minha irmã que faz.
    Feliz Natal, bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá, Isabel!
    Cá por casa sempre houve uma receita parecida com os teus coscorões, feita pela minha mãe e família no alto Alentejo. Adoro! Ainda hoje estive a fazê-los! ;)
    Também desejo um Santo Natal e um ano novo cheio de realizações!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  8. Nem gosto muito de coscorões, mas feitos por ti era capaz de provar!
    Um Feliz e Santo Natal para ti e para os que mais amas :)

    ResponderEliminar
  9. Querida, Isabel!
    Como eu te compreendo, as mães são mesmo assim, se não as deixamos fazerem o que querem, dizem que já não gostamos dos seus sabores, como se isso fosse possível.
    Adorei os teus coscorões, mas nunca experimentei fazê-os. Estes estão de fazer crescer água na boca.
    Aproveito para te desejar um Santo Natal para ti e família e tudo de bom.
    Um grande beijinho :)
    Margarida

    ResponderEliminar
  10. Oi Isabel querida,
    Votos que tenham um ótimo Natal, repleto de alegrias e harmonia.
    Que o Ano Novo que se aproxima seja uma porta aberta para realização de novos sonhos, renovações de fé e muita paz para o mundo.
    Feliz Natal e próspero Ano Novo!
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  11. Que bom é estar em ameno convivio, com quem amamos, e poder disfrutar de uns belos doces de natal.
    Tenho de me estrear nesta receita, mas as encomendas familiares já são mais que muitas, não sei se vou ter tempo, mas não vou esquecer já que me garantes, e eu acredito, que ficam divinos.
    Beijinho grande, desejos de um otimo Natal em familia, muita saúde, e boa disposição.
    Tudo de bom, minha amiga.

    Paula

    ResponderEliminar
  12. Ficaram lindos e bem apetitosos. Nunca experimentei fazer.
    Um Feliz e Santo Natal
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Isabel
    Ficaram semelhantes aos que os meus pais faziam.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá Isabel! O que é mais instigante para mim é o perfume com laranja e aguardente. Como será? Que delícia só de imaginar o aroma... Hmmmmm... Gostei muito da sua sugestão de receita! Uma massa deliciosamente doce e perfumada! Aproveitando, desejo a você e familiares um *lindo 2015*. Que este ano novo seja de saúde plena, prosperidade e muitas alegrias! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  15. Estão bons e muito lindos e eu quero!!!
    Feliz Natal, lindona!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Querida,
    A ajuda da tua mãe foi preciosa, mas melhor do que isso é a cumplicidade e o carinho que vos une e que deixas transparecer no teu texto. É tão bom ter a companhia de quem amamos...
    Ficaram lindos e sei que deviam estar fabulosos, pois com duas chefes a dominar a massa :) só podem estar de comer e rezar (implorar) por mais :) o cheirinho a canela já aqui chegou e deixou-me com água na boca.
    Também já comi coscorões e adorei, mas nunca os fiz (nem a minha mãe os fazia), mas já sei onde roubar a receita :)
    (estou a escrever a matilde aqui a lamber-me as mãos, até parece que quer provar os teus coscorões :) )
    Tenho muita pena de não ter estado contigo este ano, mas espero que brevemente o possamos fazer.
    Desejo-te um ano novo fantástico junto dos teus amores e com muita saúde.
    deixo-te um beijinho e um xi apertado do tamanho do mundo
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Hmmm, eu também gostaria de provar essa delícia!!! Sei que vou gostar)))) Porque tudo que provei e experimentei da pastelaria portuguesa foi uma delícia!!!

    Boas festas, querida Isabel! ;)
    Beijinhos** ;)

    ResponderEliminar
  18. E há melhor ajudante que a própria mãe?
    Foram momentos certamente muito bem passados com gargalhadas e conversas! A 4 mãos é sempre melhor :)
    Ficaram lindos e devem ser uma verdadeira maravilha!
    Eu já comi, não conhecia o nome nem nunca os fiz! Fico com vontade de roubar um :)
    Um beijinho e um bom ano minha querida!

    ResponderEliminar
  19. Querida Isabelinha,
    Que lindos e apetitosos ficaram os teus coscorões! Feitos a 4 mãos, com a Mãe...também eu conheço esse "quadro"! É tão bom ter uma Mãe cumplice :)
    A receita que faço é parecida com esta, com uma ou outra diferença, mas chamam-se Borrachos, por causa da aguardente :) A designação deve variar da zona para zona, do país.
    Desejo-te um 2015 repleto de sucesso pessoal e profissional, com muita saúde e paz para ti e para a tua família.
    Um beijo muito grande, minha querida amiga!
    Vanda (Iguaria Desigual)

    ResponderEliminar
  20. Ficaram lindos e de certo apetitosos.
    Deve ser espetacular dividir a cozinha com a mãe.
    Feliz ano de 2015.

    ResponderEliminar
  21. passei para te desejar um feliz fim de ano e um 2015 com tudo de bom bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.